VIAGEM IMAGINÁRIA

Este Blog faz parte de um programa de Formação a Distância de Educadores. Todas as atividades postadas aqui fazem parte das produções coletivas e individuais dos cursistas deste grupo que percorreram um longo trajeto na construção deste. Acreditem não é fácil! Inserir as novas tecnologias na educação é o desafio que nós educadores temos pela frente. Sejam todos bem-vindos e apreciem o nosso trabalho.51.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

"PAUSA" de MOACYR SCLIAR



Seqüência didática

Alunos 9º ano – fundamental 


Texto: Pausa 

 de   Moacyr Scliar


Antes da Leitura do texto

1)Observe o título e levante hipóteses:

 a) O que significa pausa? O que vocês acreditam que um texto com este título vai nos apresentar?

b)Há algum momento em que precisamos os recorremos a uma pausa no nosso dia a dia? Por quê?

C)Já conhecem esse autor? Quais as características do gênero conto? Onde os encontramos  e porquê os lemos?

Fique sabendo:

Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre (RS), no Bom Fim, bairro que até hoje reúne a comunidade judaica, a 23 de março de 1937, filho de José e Sara Scliar. Sua mãe, professora primária, foi quem o alfabetizou. Cursou, a partir de 1943, a Escola de Educação e Cultura, daquela cidade, conhecida como Colégio Iídiche. Transferiu-se, em 1948, para o Colégio Rosário, uma escola católica.

Em 1955, passou a cursar a faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), onde se formou em 1962. Em 1963, inicia sua vida como médico, fazendo residência em clínica médica. Trabalhou junto ao Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU), daquela capital.

Publica seu primeiro livro, “Histórias de um Médico em Formação”, em 1962. A partir daí, não parou mais. São mais de 67 livros abrangendo o romance, a crônica, o conto, a literatura infantil, o ensaio, pelos quais recebeu inúmeros prêmios literários.

Em 1968, publica o livro de contos "O Carnaval dos Animais", que o autor considera de fato sua primeira obra.

Especializa-se no campo da saúde pública como médico sanitarista. Inicia os trabalhos nessa área em 1969.

Colabora com diversos dos principais meios de comunicação da mídia impressa (Folha de São Paulo e Zero Hora). Alguns de seus textos foram adaptados para o cinema, teatro e tevê.


Em 31 de julho de 2003 foi eleito, por 35 dos 36 acadêmicos com direito a voto, para a Academia Brasileira de Letras, na cadeira nº 31, ocupada até março de 2003 por Geraldo França de Lima. Tomou posse em 22 de outubro daquele ano, sendo recebido pelo poeta gaúcho Carlos Nejar.

O escritor faleceu no dia 27/02/2011, em Porto Alegre (RS), vítima de falência múltipla de órgãos.


2) Conhecem outras obras do autor? Quais?

3)A seguir leremos um conto cujo título é Pausa. O conto é uma narrativa, quais elementos básicos (narrador, personagem, tempo, espaço e enredo) uma narrativa deve apresentar?

Sugestão: Anote as hipóteses levantadas pelos alunos na lousa e faça a confirmação ou negação das mesmas, após a leitura do texto.

4)Leitura realizada pelo professor com momentos de pausa para possíveis inferências dos alunos.
Obs. O professor questiona-lhes: E agora o que vocês acham que vai acontecer?
Vamos comentar o que já lemos até agora? Quem pode resumir o enredo apresentado?

5)Após a leitura integral do texto o professor deve explorar o vocabulário do texto pedindo aos alunos que busquem no mesmo palavras cujo significado desconheçam.

6) O professor deve explicar o conceito de contextualização e junto com a sala reler partes do texto para que em conjunto procurem sanar as eventuais dúvidas de sentido das palavras.

7) O texto correspondeu às suas expectativas?

8) A personagem tinha o hábito de ir ao hotel todos os domingos para descansar. Na sua opinião o que levou Samuel a fazer isso?

9) Os alunos finalizam as atividades reescrevendo o conto com o intuito de mudar o foco narrativo, passando de 3ª pessoa para 1ª. Sendo que a história deverá ser contada a partir da expectativa do personagem protagonista, Samuel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário